Imagem da cruz cristã em uma praça situada em Cachoeira Paulista/SP

CANÇÃO NOVA – TERRITÓRIO DE FÉ E ALEGRIA

Ano passado fui, pela primeira vez, visitar a Canção Nova, comunidade integrante do movimento da Renovação Carismática Católica, situada em Cachoeira Paulista, e tive a experiência de encontrar uma área rica de atividades e fé. Fundada pelo Monsenhor Jonas Abib em 1978, no simpático interior de São Paulo, a Canção Nova começou com um projeto envolvendo apenas doze pessoas, assim como os apóstolos de Jesus, e se expandiu a ponto de atrair para seus eventos excursões vindas de todo o Brasil.

Lá, tive a oportunidade de percorrer a pé e admirar a bucólica área onde se desenvolveu essa comunidade que faz uma rica obra de evangelização através dos meios de comunicação de massa como rádio, TV, publicações impressas e Internet. Na Canção Nova, pude andar pelos seus bem-cuidados jardins, apreciar a sua área verde e ver de perto a área de camping onde principalmente os jovens acampam para participar dos eventos que ocorrem por lá durante todo o ano. Hoje, além do Monsenhor Jonas Abib, há outros membros da comunidade igualmente famosos entre os católicos de nosso país como o cantor Dunga e o Padre Fábio de Mello que ajudam a dar vida especial aos encontros locais.

Tive também o privilégio de conhecer a o interior da estação de Rádio Canção Nova, onde logo após a entrada, vi afixados os certificados com as bênçãos do Beato João Paulo II e do Papa Bento XVI. Entrei na Casa de Davi (quase sempre lotada) e surpreendi-me com a variedade de produtos católicos que se podem encontrar naquela loja como CDs, DVDs, livros, camisetas, novenas, adesivos, entre outros. Passei ainda por pequenas lojas e barraquinhas onde se podem comprar, além destes produtos, diversos tipos de souvenirs. Portanto, não há como sair de lá de mãos abanando… Fui, com prazer, `as capelas e visitei os locais dos eventos, que são ótimos e bem espaçosos como um galpão e um auditório onde realizam-se missas, encontros, pregações e shows musicais. Em breve, haverá também uma ampla catedral que abrigará milhares de fiéis e tenho certeza que, com sua arquitetura simples e moderna, ficará belíssima.

Por onde passei vi pessoas orando, cantando, participando vivamente das atividades e dizendo: “Aqui é um Pedacinho do Céu”, “A Canção Nova é um território de Deus” ou “A Canção Nova é uma área abençoada”. Não tive dúvidas dessas afirmações. Inclusive, assisti a uma missa de Cura e Libertação que contou com a participação de um sacerdote estrangeiro, que falava em inglês, enquanto um intérprete, membro da comunidade, fazia uma excelente tradução. Havia também um sacerdote brasileiro que fez os fiéis participarem da missa com muita oração. Foi, de fato, uma missa inesquecível em que me senti renovada e com muita vontade de voltar. É claro que voltei. A Canção Nova é realmente uma obra de inspiração divina, que não só inspira, mas também anima as almas que procuram a Deus. É um lugar que, para quem é membro da Igreja ou quer conhecer melhor o catolicismo, torna-se um roteiro precioso, alegre, espiritualizado e vibrante, assim como a própria fé católica…

 Obs: Quem gostou do texto e quiser conferir as fotos que tirei na Canção Nova, é só acessar a coluna Cores e Fotos neste mesmo site!


Comentários

Participe! Deixe seu comentário