No mês de setembro, tive a oportunidade de prestigiar dois eventos dignos de uma ampla divulgação. Pois, além do Bazar da Sociedade Providência*, participei também de um projeto inovador: o Congresso de Acessibilidade (Superação – Tecnologia – Inclusão), o 1º no Brasil a ser realizado via online inteiramente gratuito, tendo como público-alvo pessoas com deficiência, empresas, órgãos públicos, gestores, assim como todos os cidadãos interessados na construção de uma sociedade mais inclusiva. O congresso, que ocorreu de 21 a 27 de setembro, contou com mais de 30 palestrantes, incluindo deficientes, especialistas e profissionais atuantes na área em questão. E garanto: foi cuidadosamente organizado pela consultora em acessibilidade/inclusão Dolores Affonso. Valeu a pena conhecer o trabalho e a trajetória dessa mulher destemida e empreendedora que consegue superar-se a cada novo projeto. E esse congresso, em suas próprias palavras, foi a realização do sonho de uma vida inteira. Com certeza, o resultado já está influindo para uma mudança positiva de mentalidade em muita gente.
Eu já tinha previsto a qualidade que teria o Congresso a partir da entrevista de Dolores ao canal NGT em que ela abordou com maestria os problemas dos deficientes no cotidiano, tais como as dificuldades de mobilidade nas vias públicas, inserção no mercado de trabalho, adaptação nas escolas, acesso a sites, etc. Em menos de meia hora, o telespectador pôde aprender mais sobre o universo desses 45,6 milhões de brasileiros que enfrentam um sem-número de desafios na vida social e profissional. A própria ideia de fazer o congresso online já foi para facilitar o acesso das pessoas que têm dificuldade de locomoção. Deste modo, os inscritos não tiveram de passar por obstáculos para chegar ao evento, ao contrário, o evento é que se chegou aos participantes. Foi admirável também o zelo com que foram transmitidas as palestras. Todas tiveram legendas para atender aos deficientes visuais e auditivos, além de um tradutor simultâneo para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Tudo no capricho.
E o nível dos convidados? O melhor possível. Dolores Affonso simplesmente conseguiu reunir muitos dos maiores nomes no Brasil na área de inclusão social. Os palestrantes falaram sobre esporte, psicologia, tecnologia, educação inclusiva, mobilidade urbana, inclusão digital e muito mais. Entre os nomes de destaque figuraram Lars Grael – medalhista olímpico, Victor Damásio – empreendedor de Marketing Digital, Edson Passafaro – professor de Normas ABNT para acessibilidade, Fernando Lemos – expert em Tecnologia Assistiva, Tabata Contri e Carolina Ignarra – consultoras de RH para inclusão de profissionais com deficiência, Renato Araújo – poeta/compositor e um dos primeiros incentivadores da criação deste blog, entre outros. E para fechar o evento a própria Dolores.
A abertura do Congresso foi com Lars Grael, dez vezes campeão brasileiro da vela e duas vezes ganhador de bronze em Olimpíadas, que falou sobre a superação de barreiras e a defesa do esporte como forma de inclusão social. Ele enfatizou com muita tranquilidade a importância do apoio da família e também de outros deficientes bem-sucedidos na vida pessoal e profissional como fonte de estímulo e geração de referência. Citou como exemplo o médico que lhe fez nove cirurgias e, assim como ele, não tinha uma perna. Isso o ajudou a ver que ele tinha a possibilidade de continuar sua vida normalmente, até voltar a competir. E conseguiu. Trabalhou, inclusive, como Secretário Nacional dos Esportes em 1998 e Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer em São Paulo até 2006. Foi conquista após conquista. E Lars apresentou na entrevista uma ideia sensacional: que as Paraolimpíadas, em que o Brasil já é uma potência, passem a ser realizadas antes das Olimpíadas ao invés do final. E fez a feliz comparação com uma banda nacional que abre o show de um grande astro estrangeiro. Já imaginaram se a banda se apresentasse depois? Quase ninguém a veria. Foi, decerto, uma excelente entrevista concedida à Dolores Affonso, em que afirmou mais de uma vez: “A Felicidade é um estado de espírito.” Lars Grael é mesmo um exemplo de superação e um vitorioso no esporte, na carreira e na vida.
Todos os demais palestrantes a que pude assistir apresentaram de forma bastante clara suas propostas. Mas, para ser concisa, vou destacar apenas alguns pontos que mais me chamaram a atenção. Uma delas foi a sugestão de Edson Passafaro para facilitar a locomoção das pessoas com ou sem deficiência: a reforma das calçadas para que sejam amplas e planas, sem degraus, com mais rampas e espaços livres, além do incentivo para o uso de transportes coletivos e carros elétricos. Neste caso, os coletivos deveriam ter degraus mais baixos e usar combustíveis alternativos como o etanol. Assim haveria tanto uma melhor mobilidade na área urbana como também uma atmosfera mais limpa.
Já as consultoras Tatiana e Carolina, ambas cadeirantes, enfocaram a relevância da inclusão dos deficientes no mercado de trabalho. Mencionaram que a Lei de Cotas atinge 1,5 milhões de pessoas com deficiência, sendo que só há 330 mil trabalhando formalmente e cerca de 150 mil sem fiscalização. Números que chocam, sobretudo se pensarmos que só 11% das empresas cumprem a lei. Elas reforçaram que as empresas precisam investir em equipamentos, softwares, cursos, workshops, profissionais de Coaching, além de reorientar os gestores de pessoas para que conduzam o deficiente a adaptar-se bem ao ambiente de trabalho, produzir com eficiência e ascender na profissão. Elas mostraram com o próprio exemplo que deficientes podem sobressair-se até em áreas que aparentemente não poderiam. Pois, as duas, apesar de ser cadeirantes, viajam por todo o Brasil dando consultoria. De fato, é fascinante saber de como o indivíduo pode render quando faz o que ama e dispõe dos meios para isso.
Outro palestrante que apresentou dicas fundamentais foi o Victor Damásio. Ele mostrou como o profissional pode sentir-se mais livre quando trabalha online, seja deficiente ou não. Explicou como se pode atuar em três áreas distintas na Internet que ele denominou “Os 3 Jogos Online.” Pode-se trabalhar com sucesso com produtos próprios, produtos de terceiros ou serviços. Explicou de modo didático que você pode vender o seu produto na Internet com, por exemplo, um livro de “Como perder a Barriga”, tendo controle total da produção e venda do material. Pode ser um afiliado do produtor vendendo o livro para terceiros, mesmo desconhecendo seu conteúdo e ganhar uma comissão com as vendas ou ainda fazer consultoria e palestras online ensinando ao cliente como ficar esbelto. São três possibilidades viáveis das quais Victor falou com toda a animação. Disse que se sente bem-sucedido e totalmente feliz por estar atuando nas três frentes. Uma alegria só.
Contudo, não escondo que o meu entusiasmo maior foi com a palestra da Dolores Affonso. Ela mostrou absoluto domínio do tema “5 Passos para Superar as Suas Deficiências”; passos que ela própria usou em sua história de vida. Dolores contou que aos 16 anos soube que tinha Stargardt, uma doença degenerativa da retina que causa cegueira. Além de tomar conhecimento do duro diagnóstico, teve de receber do médico a falsa profecia de que nunca seria nada na vida; no máximo, poderia vender balas no portão de casa. Sua mãe, entretanto, deu-lhe um conselho determinante: “Minha, filha, não acredite em nada do que ele disse, você pode ser o que quiser; é só lutar.” E Dolores nunca se esqueceu das palavras da mãe. Agora, tem apenas 3% da visão, mas continua a lutar e a obter múltiplas conquistas. Sem dúvida, uma história comovente. Frisou na palestra que se sentia uma mulher plenamente realizada e expôs os passos para o seu sucesso, que eu tenho aqui o prazer de reproduzir na íntegra:
- AUTOCONHECIMENTO
- INFORMAÇÃO
- PLANEJAMENTO
- MOTIVAÇÃO
- DISSEMINAÇÃO
Trocando em miúdos, primeiro, você tem que conhecer suas capacidades, competências e limitações. A partir daí, buscará as informações necessárias para alcançar as suas metas. A seguir, você começará a elaborar o seu planejamento, criará uma automotivação e, depois de atingir seu objetivo, divulgará como foi possível alcançar a vitória para servir de inspiração às outras pessoas. Fórmula do sucesso de Dolores e de quem quiser aproveitar a ideia, ajustar à sua realidade pessoal e pô-la em prática. Posso garantir que aplico também estes passos, faço meus acréscimos e tenho conquistado muito mais vitórias do que eu supunha há alguns anos.
As histórias de Dolores Affonso, Lars Grael, assim como de todos os outros que participaram do evento, além de emocionantes, nos estimulam e enriquecem. Pois, como Dolores afirmou, todos nós temos algum tipo de deficiência a ser superada, nem que seja timidez. Foi uma chance ímpar de aprender mais sobre a inclusão social e de como podemos inserir-nos neste processo. Portanto, torço que este seja o 1º de muitos outros Congressos de Acessibilidade Online e que o Brasil se torne em breve como no sonho de Dolores: um país cada vez mais justo e verdadeiramente inclusivo.
*Obs.: Confiram o texto “Bazar da Sociedade Providência: Um Programa Indispensável” publicado neste mesmo site na seção Crônicas e Textos.
Participe! Deixe seu comentário