Este ano de 2021 já começou confuso para o mundo com a invasão do Capitólio nos Estados Unidos, novos lockdowns na Europa e a instabilidade econômica por todo o mundo, reflexo de 2020. Desde o ano passado, tenho sentido a dificuldade de encontrar assuntos que inspirem as pessoas, além das já amplamente divulgadas pela mídia relacionadas à solidariedade aos que estão sofrendo por causa da pandemia. Enquanto os noticiários têm focado ao máximo na questão política e sanitária, quero destacar um fato que passou quase que despercebido em 2020: o Prêmio Professor Global, conquistado pelo indiano Ranjitsinh Disale. Assim que eu tomei conhecimento da história deste professor, passei a ver tudo sobre ele; pois, suas conquistas superaram o senso comum. Ranjitsinh esforçou-se para acabar com os casamentos infanto-juvenis em uma localidade de poucos recursos ao oferecer ensino de qualidade extensivo às meninas e ainda incentivou os alunos a melhorar o ecossistema da região. Além disso, contribuiu para potencializar a educação na Índia ao criar QR-codes nos livros didáticos de forma personalizada para as crianças. Quando eu soube desta novidade pensei, “Como posso ler sobre um tão professor sensacional e não escrever sobre ele?” Logo eu que amo tanto a boa educação… Não me contive e corri para o computador para começar este texto e espero que vocês se empolguem tanto quanto eu com mais este profissional inovador na área educacional.
No ano de 2019, já homenageei neste site* o professor africano Peter Tabichi, ganhador do mesmo prêmio Global Teacher Prize e a sua concorrente brasileira Débora Garofalo e agora quero mostrar mais uma vez como alguém pode fazer diferença na vida de um sem-número de pessoas com suas ações transformadoras. Ranjitsinh Disale, a princípio, nem pensava em ser professor, mas engenheiro. Ele iniciou o curso, só que depois desistiu do seu sonho inicial e, a conselho do seu pai, foi estudar para ingressar no magistério. Ele gostava de desafios e resolveu ir para uma aldeia localizada em Paritewadi, cuja área era sujeita a secas e enchentes e onde a escola primária se situava num prédio deteriorado. Naquele contexto, a educação não era valorizada até porque os livros não eram escritos na língua Kannada, falada pela comunidade. A frequência das meninas às aulas na região era baixíssima, uma vez que era comum as famílias as incentivarem a contrair matrimônio prematuro. Que panorama difícil para ensinar as crianças! Havia muito mais barreiras do que condições favoráveis e, nem assim, Ranjitsinh se intimidou.
Com grande determinação, ele aprendeu a língua local, conviveu com os pais das crianças, traduziu os livros didáticos para o Kannada e ainda teve a brilhante ideia de introduzir QR-Codes nos livros. Os alunos puderam ter acesso a conteúdo digital de qualidade como poemas gravados em áudio, vídeoaulas, exercícios e histórias e cada um deles passou a ter a liberdade de se desenvolver no seu próprio ritmo. Depois Ranjitsinh avaliava o conteúdo, fazia adaptações e personalizava a aprendizagem de acordo com o aluno. Inclusive, o professor criou alguns QR-Codes próprios para meninas com deficiências. As conquistas não pararam mais… Em 10 anos, ele ajudou a eliminar o casamento infantil na região, os alunos passaram a ter notas altíssimas e a frequência por parte das meninas passou simplesmente a… 100%! Por conseguinte, a escola primária e o professor ganharam importantes prêmios na Educação. Ranjitsinh passou a aparecer na TV e a escrever sobre o seu projeto inovador e este chamou tanta atenção que em 2018 o Ministro da Educação da Índia decidiu implementar o sistema de QR-Code em todos os livros didáticos do país certificados pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Treinamento em Educação.
Apesar de tantas conquistas, Ranjitsinh era sempre capaz de ir além. Ele estimulou os alunos a lidar com o meio-ambiente e os ensinou a cultivar a área verde local que aumentou em 8% no mesmo período de 10 anos e o terreno ao redor da aldeia escapou do impacto da seca. A escola recebeu também mais um prêmio pelo feito. Nem um ataque terrorista ocorrida na localidade e a pandemia do coronavírus posteriormente foram suficientes para desmotivar os alunos. No último caso, a escola chegou a permanecer fechada por 6 meses. No entanto, já com o conhecimento do uso de ferramentas tecnológicas, as turmas puderam continuar os estudos. Para o contentamento de Ranjitsinh, todo o seu esforço foi recompensado a ponto de ele ter recebido o título de melhor professor do mundo em 2020. E sua generosidade foi proporcional à sua motivação: ele doou metade do prêmio recebido no valor de US$ 1.000.000,00 aos outros 9 finalistas, onde mais uma vez figurou o nome de uma brasileira: Doani Emanuela Bertan, de Campinas/SP. A alegria dele é que os demais professores tenham recursos financeiros para continuar seus projetos e beneficiar os alunos de outras partes do mundo. É de emocionar qualquer educador!
Eu poderia escrever mais e mais sobre Ranjitsinh, que aliás é uma simpatia de pessoa, além de ter tantos méritos profissionais. Ele, de fato, colocou em prática a força de uma educação transformadora. E se alguém tiver a curiosidade de assistir a um vídeo sobre ele no YouTube vai perceber o amor que esse professor tem pelas crianças, assim como a sua satisfação em desenvolver o potencial delas. E todo esse amor é recíproco… Não tenho como não ficar emocionada diante de exemplos assim. Não sei como ele conquistou tanto, mas sei que foi possível. Crianças motivadas, famílias felizes, casamentos infantis zerados, e uma revolução educacional mais do que positiva em curso. Este é o novo cenário daquele modesto povoado indiano.
Não esperava escrever sobre Educação tão cedo, porém não resisti ante as proezas já históricas de Ranjitsinh Disale. Desejo que novos talentos como este despontem mais, não só na Índia, mas em muitos outros países, inclusive o nosso. E, se depender de mim, continuarei a espalhar boas notícias! Sei que é possível realizar grandes ações, ainda que sejam nestes tempos tão adversos… Então, aguardem pelos próximos textos! E quem sabe eu não fique sabendo da inovação de algum(a) leitor(a), que resolveu surpreender os colegas e familiares com grandes ideias. Vamos começar?
*Obs.: “O Honroso Título de O Melhor Professor do Mundo”. Link deste site: https://deborafontenelle.com.br/index.php/2019/05/12/o-honroso-titulo-de-melhor-professor-do-mundo/
Fontes consultadas:
“Indiano zera casamento precoce e é eleito o ‘melhor professor do mundo.” Link: https://revistaensinosuperior.com.br/professor-indiano-nobel/
“Ranjitsinh Disale.” Link: https://www.globalteacherprize.org/person?id=13756
Ranjitsinh Disale. Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Ranjitsinh_Disale
The Teacher Who Transformed Girls Education With QR Coded Textbooks | Ranjitsinh Disale, India. Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=mfGTiB11qNA
BBC World News – Jamie Frost (Global Teacher Covid Hero Prize) with Ranjit Desale (Overall Winner): Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=E297m11Eqe8
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