JESUS E A SAMARITANA – A PALESTRA: UM SONHO REALIZADO

“A Felicidade se constrói pelo caminho da vida” e “devemos perseguir os nossos sonhos…” É o que tenho aprendido com os vídeos do Padre Ezequiel Dal Pozzo ultimamente. Penso que quando começamos a colocar estes ensinamentos em prática, experimentamos a cada dia a alegria desta dinâmica. Acredito ainda que Deus nos ilumina se estivermos dispostos a cumprir a Sua vontade e, com estas certezas, a vida passa a fluir muito melhor. Pude comprovar tudo isso no dia 24/04/21 quando realizei o antigo sonho de fazer a palestra sobre a minha passagem favorita do Evangelho: o encontro de Jesus com a Samaritana à beira do poço de Jacó.

Mesmo que tenham passados anos desde o dia em que me fascinei pela primeira vez por esta passagem bíblica, ainda hoje eu me emociono com o modo como Jesus converteu aquela mulher cujo coração era marcado pelas feridas da vida. Uma mulher que, como tantas outras, experimentou a amargura e o peso da rejeição até o dia em que teve o encontro pessoal com Jesus. A partir daí, reconciliou-se com sua história e passou por uma profunda transformação espiritual. Eu ansiava por um dia em que teria oportunidade de falar em público sobre a riqueza dessa história. E em fevereiro deste ano, providencialmente, recebi o convite da coordenadora do grupo “Shekinah – Mulheres Sentinelas do Senhor” para fazer uma pregação na Igreja Nossa Senhora de Fátima, próxima ao Méier. Então, não pensei duas vezes; aceitei e propus o tema. Com grande satisfação, recebi a resposta positiva e já comecei a preparar-me. Li livros e vários artigos que pudessem contribuir para a palestra, sem nenhuma hesitação. Foi muita leitura e oração até chegar o momento, pois é sempre uma grande responsabilidade falar sobre a Palavra de Deus. Embora eu seja Catequista de Adultos, falar para uma plateia não totalmente conhecida e discorrer sobre um assunto tão especial em pouco mais de uma hora seria um desafio e tanto.

Depois de dois meses, a manhã tão esperada chegara… O evento começou às 9h com música e oração como costuma a ser a “Manhã Shekinah” – encontro para mulheres realizado no último sábado do mês na Paróquia. Apesar da emoção e ansiedade que eu estava sentindo, orei e confiei na minha preparação, e sobretudo confiei na Graça de Deus. Chegada a hora de me apresentar, notei que não havia muita gente. Afinal, nestes tempos de pandemia, muitos ainda se retraem de ir à igreja, mesmo com o distanciamento social e cumprimento das medidas sanitárias adotados pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. A plateia podia ser pequena, mas a minha satisfação foi muito grande. A palestra fluiu, enfoquei os pontos planejados e concluí a apresentação no último segundo. Depois houve mais momentos de oração e reflexão feitos pela coordenadora Daniela para concluir mais um bela “Manhã Shekinah”. Foi ainda mais gratificante quando ouvi o comentário mais do que positivo de algumas das mulheres depois do encerramento.

Para mim, é quase indescritível o efeito deste dia. Fiquei muito feliz de saber sobre os pontos mais marcantes da palestra e o mais mencionado foi o da conversão da Samaritana. Foi quando Jesus pela primeira vez se declarava explicitamente como o Messias: “Sou eu, quem fala contigo” (João 4, 26). Inesperadamente, Ele se declarou a uma mulher. Uma mulher estrangeira, considerada pelos judeus como impura, pertencente a um povo inimigo. Ali, Jesus quebrou todas as barreiras da época ignorando o ódio mútuo existente entre judeus e samaritanos por mais de sete séculos. Um ódio iniciado quando os israelitas da Samaria uniram-se a outros povos por casamento e, além do Deus de Israel, passaram a cultuar falsos deuses. Ainda por cima, eles construíram um templo de adoração no monte Garizim para rivalizar com o Templo de Jerusalém. Um judeu não podia nem tocar num copo de um samaritano, pois ficaria “contaminado”. É neste contexto que Jesus pediu à Samaritana, “Dá-me de beber” (João 4,7) e iniciou com ela o diálogo mais longo do Evangelho. Junto ao histórico poço de Jacó, ao meio-dia, sob o sol escaldante do Oriente Médio, Jesus falou às sós com uma mulher, pois os seus discípulos tinham ido comprar mantimentos. Ele a ensinou sobre as verdades espirituais, algo que um Mestre da Lei Judaica jamais poderia fazer. Jesus instruiu aquela samaritana porque sabia que ela tinha sede de Deus e estava pronta para receber a água viva que Ele, o Mestre dos Mestres, estava a lhe oferecer.

Aquela mulher não era uma mulher comum. Ela sofria por ter tido cinco maridos e não ter encontrado neles a sua felicidade. Ela provavelmente passara pela dor da viuvez e do divórcio, numa época em que só o homem tinha o direito de pedir a separação. Uma mulher não tinha escolha. Portanto, toda mulher divorciada era uma mulher rejeitada. E ela vivia com um homem que não era seu esposo. Por isso, a samaritana ia apanhar água ao meio-dia a fim de evitar os olhares e comentários das outras mulheres. Ela era vista apenas como pecadora. Porém, Jesus não a discriminou; mostrou a ela que conhecia o seu passado e olhava-a com compaixão. Ele fez o inimaginável até então: declarou a ela que Deus é Pai e revelou-se como o Messias. E os discípulos, quando chegaram, não questionaram Jesus. Algo inédito estava acontecendo àquela mulher. A partir daí, a samaritana nunca mais seria a mesma. Largou seu cântaro, deixou seu passado para trás e passou a evangelizar os seus conterrâneos ao lhes despertar a curiosidade: “Vinde e vede um homem que me contou tudo o que tenho feito. Não seria ele, porventura, o Cristo?” (João 4, 29). A mesma mulher que saíra no pior horário do dia para não ser vista e falar com ninguém passou a convidar todos a ver um homem que sabia tudo sobre sua vida. Depois de conhecer o Cristo, verdadeiro Deus e Homem que redime a todos, ela não podia esconder-se mais. Os samaritanos foram hospitaleiros com Jesus e passaram dois dias com Ele. Perceberam que Jesus não se tratava de um inimigo. Ao contrário, Ele era amistoso e compassivo. Os samaritanos fizeram, então, os que os judeus estudiosos da Lei se recusavam a fazer: declarar em público que Jesus era “verdadeiramente o Salvador do Mundo” (João 4,42).

Esta passagem sempre será emocionante para mim. O poço de Jacó mede impressionantes 42m de profundidade, mas a profundidade destes 42 versículos do Evangelho na alma humana é, com certeza, imensurável. O tratamento que Jesus deu àquela mulher desprezada, transformou a vida dela e a dos samaritanos chegam a maravilhar-me. Hoje, em tempos em que tanto se fala de ódio, preconceito étnico, racial, cultural, intolerância religiosa e discriminação à mulher, entre outras questões, há cerca de dois mil anos Jesus já dava o remédio para a Humanidade: o Amor e a Compaixão. Jesus sempre dava o exemplo às pessoas. Ele mesmo cumpriu os seus ensinamentos “Amai os vossos inimigos” (Mateus 5,44) para depois dizer “Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (João 13,34). Deus é Amor (1 João 4,8). Jesus é o exemplo vivo deste amor. Ele nos dá a Água Viva que jorrará até a Vida Eterna (João 4,14). E um papel importante que Jesus confiou às mulheres foi o de ser testemunha Dele, de Seu Amor e divulgar a Boa Nova. Se eu consegui passar esta mensagem, então cumpri o propósito da palestra. Falei de Jesus, nosso Salvador e senti o gosto da felicidade. O meu sonho está, de fato, realizado.

Fontes consultadas:

Bíblia Sagrada Ave-Maria. 18ª Edição. São Paulo: Editora Ave-Maria.

CHEVROT, Georges. Jesus e a Samaritana. Tradução de Maria Vieira e revisão de Emérico da Gama. São Paulo: Quadrante, 2013.

MATHEWS, Alice. A Woman God can lead. Lessons from Women of the Bible Help You Make Today’s Choices. Grand Rapids, MI: Discovery House Publishers, 1998.

CONEGERO, Daniel. Perguntas e Respostas Bíblicas: Por Que os Judeus Não se Davam Com os Samaritanos?   Site: Estilo e Adoração, 2019. https://estiloadoracao.com/por-que-os-judeus-nao-se-davam-com-os-samaritanos/

AQUINO, Felipe. Editora Cléofas, 2021. Porque os Judeus odiavam os samaritanos. https://cleofas.com.br/por-que-os-judeus-odiavam-os-samaritanos/ Disponível em 13 de abril de 2021.

BENTO, Pe. Jacinto. Site: Nos passos de Cristo, 2014. O poço de Jacob.   http://nos-passos-de-cristo.blogspot.com/2014/08/o-poco-de-jacob.html Disponível em 10 de agosto de 2014.


Comentários

26 respostas para “JESUS E A SAMARITANA – A PALESTRA: UM SONHO REALIZADO”

  1. Avatar de Mônica Coelho
    Mônica Coelho

    Querida! Deus continue realizando os seus sonhos e nos abençoando com os frutos de suas pesquisas e reflexões!

    1. Amem, querida Mônica!

      Que felicidade também você ter prestigiado a minha palestra ao vivo e agora o meu texto! Vamos continuar a anunciar Nosso Mestre e Salvador Jesus Cristo! Beijinhos.

  2. Essa passagem de fato é fascinante, marcante principalmente pra nós mulheres.
    Posso imaginar como sentia -se a Samaritana. Contudo Jesus a olhou e a amou e se fez igual a ela quando lhe pediu de beber. E a partir daquele dia ela provou da Agua da vida.
    Parabéns querida Débora, a Bíblia sempre nos enche de fé e esperança, as palavras do nosso Mestre trazem paz e bálsamo aos nossos corações.
    Que Deus continue te abençoando muito.
    Grande abraço

    1. Querida Luciana,
      Que lindas palavras! Tenho certeza de que não só eu, mas também Nosso Mestre Jesus fica muito feliz com o que você escreveu aqui! Muito obrigada pelos seu comentário. Beijinhos.

  3. Avatar de Chris Corrêa
    Chris Corrêa

    Eu pude comprovar pessoalmente a realização desse sonho sendo pregado com maestria, uma passagem especial também pra mim, mas a partir das suas explicações tão bem detalhadas, me foi despertado um interesse maior, em mergulhar de vez nesse lindo trecho, em que uma mulher tem um encontro com Aquele que lhe faz voltar a se sentir amada. Essa é a minha história, o meu encontro com Jesus. Quando você cita que ela deixa o seu cântaro eu me vi ali, abandonando tudo aquilo de errado que tinha no meu passado, pra seguir Aquele que me acolheu e me ofereceu a Água Viva. Ouvir suas palavras naquela Igreja foi como recordar os momentos da minha Conversão, bebendo novamente, na fonte que matou minha sede. Obrigada por essa oportunidade. Parabéns por realizar seu sonho. Jesus nos cativa a cada dia, com essas doces surpresas, nos atrai com seus ensinamentos e nos faz ama-lo cada vez mais.

    1. Querida Chris,
      Foi grande a minha satisfação em lhe ver entre as minhas ouvintes naquele dia! Lindíssimo o seu testemunho que eu tenho o prazer de responder e aprovar aqui no meu site! Suas palavras são muito valiosas para mim! Beijinhos.

  4. Debbie querida! Muito bom saber de seu amor por esta passagem, isso diz muito de você. Imagino vc fazendo a palestra e tocando o coração dos ouvintes. Parabéns pelo texto e por mais este desafio vencido!

    1. Querida Bia,
      Muito obrigada pelo apoio de sempre! Se você estivesse no Rio, com certeza, seria uma das minhas convidadas especiais! Mil beijinhos.

  5. Avatar de Clarisse Pacheco
    Clarisse Pacheco

    Emocionante, Débora querida

    1. Querida Clarisse,

      Esta é a sensação que eu tenho com tanta beleza nos atos de Jesus e na transformação positiva das pessoas que têm um encontro pessoal com Ele! Obrigada por seu comentário. Beijinhos.

  6. Maravilha, Debbie! Também gosto muito desta passagem. A mulher samaritana não fazia ideia do que ia acontecer naquele dia, porém Jesus, na Sua misericórdia tinha um encontro marcado com ela. Ela compreendeu que o Seu Messias estava diante dela e que a água viva que Ele lhe oferecia podia saciar todas suas sedes e também as de sua gente. É lindo demais quando os olhos das pessoas se abrem para a Verdade, e como a Samaritana, começam a contar a todos os que conhecem sobre Jesus.

    Fico feliz em saber que você está pregando e fazendo a sua parte! Que o Senhor, nosso Deus, continue lhe abençoando, lhe inspirando, e lhe dando outras oportunidades como esta. Beijos!

    1. Querida Lígia,

      Muitíssimo obrigada por, mais uma vez, deixar palavras tão incentivadoras aqui no meu site! Se Deus quiser, farei mais palestras que honrem a Jesus, sempre orando pela iluminação do Espírito Santo! Beijinhos.

  7. Avatar de Angela Maria Gonçalo Brito
    Angela Maria Gonçalo Brito

    ….que legal Débora. Essa parte na bíblia realmente dá muito conteúdo para ser debatido e para se aprofundar a esse mistério da Samaritana. Sua apresentação foi bem legal.Nós relembramos da passagem e nos toca a reler na biblia. Legal🔎

    1. Querida Ângela Maria,

      Vamos ler e reler esta passagem procurando absorver seu ensinamento pedindo sempre a iluminação do Espírito Santo! Esta passagem para mim sempre me toca muito. Muito obrigada por ter lido e apreciado meu texto! Beijinhos.

  8. Avatar de Martha F. A. Pereira
    Martha F. A. Pereira

    Querida Debbie, parabéns por mais um texto tão inspirador!!!
    Essa passagem da Bíblia é muito linda, momento em que Jesus nos mostra que não devemos ter nenhum tipo de preconceito, porque somos todos irmãos, filhos de Deus.
    As divisões de nações, povos, religiões, gêneros, não devem servir para desunir pessoas. O que realmente importa são os valores morais das pessoas. Até porque as opiniões diferentes são sempre válidas e podem agregar muito. Sempre deve haver compreensão, aceitação, acolhimento, tolerância e empatia.
    Que vc siga muito feliz, realizando os seus projetos!!!
    Com todo carinho, Martha.

    1. Querida Marthinha,
      Que lindas palavras! Fico ainda mais feliz de ler esse comentário e ver que a repercussão da palestra e, agora do texto, tem sido tão positiva! Realmente, Jesus nos ensina tudo! É só lermos o Evangelho de coração aberto, acolhermos seus ensinamentos e colocá-los em prática. Para podermos seguir seu exemplo, temos que orar a Deus para que nos ilumine com o Espírito Santo. É uma pena que tantas pessoas discriminem o próprio Jesus, que jamais discriminou ninguém. Ele é maravilhoso! Vamos segui-lo com Amor!
      Beijinhos e mais beijinhos.

  9. Avatar de Rosilane Almeida
    Rosilane Almeida

    Débora, obrigada por partilhar essa história tão linda, num contexto tão rico e especial. Bom dia!

    1. Querida Rosilane,
      Obrigada pelas suas palavras estimulantes aqui no meu site! Beijinhos.

  10. Avatar de Célia Regina
    Célia Regina

    Quanta sensibilidade vc teve em ter escolhido essa passagem da Bíblia, tendo em vista, a quantidade de feminicÍdios, de preconceito racial, social, étnico etc, existente no mundo. Este tema escolhido para elaborar sua palestra foi muito apropriado. Acrescento que das outras vezes que li essa passagem não me aprofundei muito. Dessa vez li com outra visão e isso me enriqueceu bastante. Percebi o quanto sou abençoada por Deus e sou muito grata a tudo que conquistei.
    Continue produzindo textos e palestras. Deus te ilumina muito
    Um grande beijo.

    1. Querida Célia,

      Que comentário lindo! Você me deixou muito feliz ao falar da minha sensibilidade na escolha do tema. Quanto eu o escolhi, eu tinha em mente quase que exclusivamente a questão da mulher. Também estava pensando muito no efeito das Palavras de Jesus e o quanto podem transformar-nos. Mas, à medida que eu fui estudando sobre a passagem, vi o quanto o tema ganhou outros contornos. Conversei com a coordenadora e ela me sugeriu frisar mais na questão da discriminação como um todo. Acho que o Espírito Santo a iluminou e a mim também. Descobri que a passagem era até mais rica do que eu imaginava. A passagem é atualíssima. A nossa sociedade tem que descobrir cada vez mais a profundidade da mensagem de Jesus, como ele não faz distinção de pessoas e não discrimina ninguém. Ele só quer o nosso Amor e a nossa dedicação para seguirmos os Seus Mandamentos, que são tão maravilhosos e só nos fazem bem. Muito obrigada por suas palavras, Célia, e seja sempre bem-vinda ao meu site! Beijinhos.

      1. Meninas, que esclarecimento em meio a uma temática tão atual. Mentes iluminadas. Deus os abençoe

        1. Querida Luciana,

          A Palavra de Deus é mesmo Eterna! Estamos precisando muito no momento presente de beber desta Água Viva!

  11. Avatar de Claudia Fernandes Dantas
    Claudia Fernandes Dantas

    Querida Débora, mais uma vez você escreveu lindamente, e desta vez sobre um assunto tão importante: a palavra do Senhor. Gostei muito da leitura, de suas reflexões e do tema escolhido. Parabéns!

    1. Querida Cláudia,
      Que felicidade ler que você considerou meu texto lindamente escrito! Apreciei demais este seu novo comentário! Agradeço muito suas palavras! Beijinhos.

  12. Avatar de Daniela Leite
    Daniela Leite

    Foi muito linda e especial essa manhã para todas nós! Muito obrigada por sua disposição em servir, em partilhar conosco preciosos ensinamentos. Louvo a Deus pelo seu sim e por estarmos juntas nesta caminhada! Como é bom podermos buscar juntas ao Senhor, que se deixa encontrar, e beber da Sua água viva a cada encontro! Que Deus te abençoe abundantemente!🙏🏼♥️😘

    1. Querida Daniela!
      Que alegria encontrar o seu comentário no meu site, você que me fez esse convite tão especial de apresentar a palestra como escrevi no texto! Foi uma bênção muito grande aquela manhã e espero que futuramente eu tenha uma nova oportunidade de falar sobre outro tema que envolve a Santa Palavra de Deus. Muito obrigada por ter lido meu texto também! Beijinhos.

Participe! Deixe seu comentário