2021: ANO DE GRANDES DESAFIOS NA ALEGRE MISSÃO DE SER CATEQUISTA

O ano de 2021 foi muito especial para mim. Primeiro, considero mais um ano de vitória por ter conseguido vacinar-me e proteger-me do COVID-19, assim como os meus familiares e a maioria dos meus amigos. Segundo, decidi engajar-me cada vez mais nas atividades da Igreja que abrangeram várias atividades: as funções de leitora nas Missas dominicais, participante assídua do grupo Shekinah – Mulheres Sentinelas do Senhor, em que tive a honra de apresentar a palestra “Jesus e a Samaritana”*, e sobretudo desta divina e alegre missão de ser catequista. Uma tarefa que incluiu a Catequese de Adultos e a criação da Escola Catequética na minha paróquia. Missão que, por ser divina, é mais do que gratificante apesar de todos os contratempos e desafios, ainda mais nestes tempos de pandemia. E é esta Missão que hoje eu quero enfocar…

Passei o ano passado mais uma vez envolvida com o mundo da tecnologia e pesquisei mais do que nunca como usar os recursos online, inclusive, para ajudar a começar uma nova turma na catequese. Junto com meu irmão e com a equipe, conseguimos dar o pontapé inicial. Não durou muito tempo, a situação mudou, superamos os primeiros percalços e já encaramos novo desafio: passar aos encontros presenciais mantendo todos os protocolos das medidas sanitárias com o uso constante do álcool gel, limpeza das cadeiras da sala, uso da máscara, distanciamento social, etc. E ainda tivemos que improvisar o uso de um Salão Paroquial, uma vez que a nossa sala original encontrava-se em obras. Com certeza, os desafios pareciam multiplicar-se… Voltamos com muita cautela e aos poucos, os catequizandos, que antes praticamente só nos conheciam pela telinha do celular, foram sentindo-se à vontade e participaram com afinco e sede por crescer no conhecimento e na espiritualidade da nossa Igreja. Assim, ganhamos nova confiança de continuar o trabalho. Foi uma satisfação que, particularmente, me serviu muito de combustível, pois nem os receios com o COVID e os problemas inerentes a nossa Missão de Catequista fizeram com que eu perdesse o ânimo…

Foi também uma alegria muito grande ter ingressado neste pioneirismo na minha paróquia com a criação da Escola Catequética e a audaciosa intenção de realizarmos uma formação permanente para catequistas. A equipe, cujos membros eu conhecia mais de vista, revelou-se maravilhosa no empenho, dedicação e carinho com o novo projeto. Além disso, o entrosamento entre nós foi excelente! E para começar, elaboramos um estudo online do “Diretório para a Catequese”, lançado pelo Vaticano em 2020. O curso, a princípio, era para atender à formação dos catequistas da Basílica Imaculado Coração de Maria, mas com a aprovação do nosso querido Pároco Padre Júlio, fizemos a implantação da escola, selecionamos os palestrantes e iniciamos a divulgação. Para a nossa surpresa, o anúncio deslanchou nas redes sociais de tal modo que atravessou todos os limites esperados e conseguimos 135 inscritos, incluindo pessoas de paróquias vizinhas. Todos os integrantes da equipe procuraram contribuir com as suas habilidades tanto na parte tecnológica, espiritual, organizacional, e pedagógica para que tudo desse certo. Fizemos as transmissões dos encontros pelo Zoom e o YouTube, e houve transmissão até com mais de 600 visualizações!

Sem dúvida, esta participação aliada à qualidade das palestras e o feedback dos participantes foram me inspirando cada vez mais para empenhar-me no serviço a Deus. As reuniões, os planejamentos e os estudos para realizar as atividades já citadas exigiram muito de mim porque tive que fazer malabarismos com o meu horário para poder conciliar tudo isso. Afinal, como conseguiria programar-me tendo que dar conta do trabalho de home office, cursos online, atividades domésticas, família, amigos, compras, as sempre numerosas mensagens do whatsapp, e ainda por cima ter tempo para mim mesma? Se eu fosse ficar parada apenas pensando no “como”, eu certamente nem teria começado… Minha agenda e meu Planner, além do meu celular, é claro, foram companheiros inseparáveis para execução desta nova e exigente rotina em minha vida. Contudo, a oração foi, sem dúvida, instrumento importantíssimo para que eu adquirisse forças e Deus, que nos assiste em todos os momentos, me deu todas as condições para que eu conseguisse realizar a minha parte nessas atividades.

Em termos de estudos, concluí todos os cursos em que entrei, muito proveitosos por sinal, como os de “Neurolinguística do Evangelho” com o neurolinguista e teólogo Carlos Magliano, “Eu no Caminho da Felicidade” com o Pe. Ezequiel Dal Pozzo, “Crise na Igreja – História e Espiritualidade” com Pe. Rafael Capelato , entre outros e, mesmo a duras penas, consegui executar as outras tarefas que estavam sob a minha responsabilidade. Consegui até dar uma de YouTuber…! Tive que aprender a falar e aparecer bem no vídeo, coisa que eu nem pensava ser possível… Até inspirei-me para aproveitar o meu canal do YouTube que vivia em branco, e criei uma playlist só de vídeos com conteúdo para ser usado na Catequese. O YouTube, enfim, passou a ser definitivamente parte integrante da minha vida… A Escola Catequética terminou a 1ª. Etapa do estudo do Diretório e, para nossa alegria, com um alto índice de participação. Os meus colegas de equipe foram mesmo muito comprometidos, pois todos concordaram em atuar como apresentadores e mediadores nas Lives, dois fizeram palestras e o resultado nos deixou mais que motivados. Sempre com o apoio e aprovação do nosso pároco – que fez palestra também -, realizamos então reuniões produtivas, uma Assembleia Paroquial da Iniciação Cristã e expedimos os certificados de conclusão do curso. E ainda ficamos com muitas ideias na cabeça…

A Catequese de Adultos, por sua vez, caminhou com todo o fôlego, inclusive, acolheu novos candidatos e terminou o ano com um belo retiro de Natal na Comunidade Católica Tronco de Jessé. E como quem está no serviço de Deus, sempre encontra dificuldades, tivemos uma bem grande para enfrentar até naquele dia: quando estávamos levando tudo na tranquilidade, de repente caiu um aguaceiro nas horas finais do encontro, e alagou uma parte do ambiente que era ao ar livre, com direito a fortes relâmpagos e trovoadas. Nós nos abrigamos na capela e permanecemos firmes na oração. Foram momentos de preocupação, mas a força divina não nos desamparou e concluímos o ano na certeza que continuaríamos perseverantes na Missão superando qualquer tempestade. E nos últimos dias de 2021, tivemos a alegria de ver que nossa sala original na paróquia está pronta para 2022!

Entre outros bons momentos do ano, lembro-me da emocionante Missa do Dia do Catequista em agosto quando houve a homenagem a todos os catequistas da Basílica, em que oramos, tiramos fotos, recebemos flores e muitos parabéns! Havia representantes de todos os seguimentos da Catequese: Infantil, Perseverança, Crisma, Jovens e Adultos e assim refletimos toda a nossa satisfação em estarmos unidos como membros de uma mesma família. Outro dia muito importante foi o da Missa de encerramento da 1ª Etapa da Escola Catequética, pois não só houve a participação dos membros da equipe organizadora como dos inscritos. Houve a participação das Irmãs Fátima do Colégio Madre Güell e da Irmã Lúcia, Coordenadora Arquidiocesana da Iniciação Cristã do Rio de Janeiro, que nos presentearam mais uma vez com suas palavras na Missa como também haviam feito nas Lives da nossa Escola.

Com certeza, neste difícil ano houve muitas bênçãos recebidas e bons frutos já compartilhados. Os múltiplos afazeres me podem ter deixado cansada, mas agora, sinto-me restaurada e muito feliz. E parece que 2021 foi mesmo o ano da Catequese, pois o Papa Francisco nos surpreendeu e instituiu oficialmente o Ministério do Catequista, dedicou as orações do mês de dezembro aos catequistas do mundo inteiro e definiu o Rito específico que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022. Não faltarão exigências e novos desafios para ser um catequista na Igreja Católica daqui por diante, mas estes contribuirão para que o catequista usufrua de enriquecimento bíblico, teológico, pastoral que, por conseguinte, enriquecerá também a Igreja. Sinto que esta é a hora da História em que todos nós que recebemos este chamado divino de servir na Iniciação Cristã nos animemos cada vez mais em torno deste que é nosso maior propósito: anunciar Jesus Cristo, divulgar a alegria da Boa-Nova e ajudar efetivamente a construir a Civilização do Amor!

*Obs.: A experiência foi narrada no texto deste site “Jesus e a Samaritana – A Palestra: Um Sonho Realizado”. https://deborafontenelle.com.br/index.php/2021/05/02/jesus-e-a-samaritana-a-palestra-um-sonho-realizado


Comentários

20 respostas para “2021: ANO DE GRANDES DESAFIOS NA ALEGRE MISSÃO DE SER CATEQUISTA”

  1. Muito Legal, Debbie! Fico feliz que você conseguiu realizar tudo o que você planejou para o ano de 2021 dentro de sua igreja! Parabéns!

    1. Querida Lígia,

      Obrigada por já ter prestigiado meu primeiro texto no ano de 2022! Obrigada também pelo carinho de sempre!

  2. Avatar de José Wellington Cavalcante de Sousa
    José Wellington Cavalcante de Sousa

    Excelente

    1. Querido Wellington,

      Muito obrigada mesmo! Você que foi a pessoa responsável pelo convite para eu entrar na Escola Catequética e participante ativo na equipe considerar meu texto excelente é uma grande alegria para mim! Que Deus te abençoe!

  3. Avatar de THAIS MACEDO MIRANDA
    THAIS MACEDO MIRANDA

    Parabéns, Débora! Seu empenho é dedicação deram e estão dando frutos! Frutos que o Espírito Santo de Santo lhe inspirou! É um dom, uma vocação muito importante dentro da nossa Igreja ser catequista, meus pais foram por anos. Muito encantada com o seu testemunho. Deus a abençoe!

    1. Querida Thaís,

      Amém! Que maravilha ler seu comentário aqui! Certamente este me deixou muito feliz! Que Deus te abençoe muito também!

  4. Avatar de Fabrício Gotelip da Costa
    Fabrício Gotelip da Costa

    Parabéns pelo serviço de catequista! Que Deus te abençoe com sabedoria, fé, perseverança e caridade!

    1. Querido Fabrício,

      Amém! Muito obrigada por já ter lido o meu texto e pelas palavras carinhosas! Que Deus te abençoe muitíssimo também!

  5. Parabéns Débora. Sempre dedicada as coisas de de Deus. Entre tantos afazeres, você tem procurado se dedicar a melhor parte. Feliz Ano Novo!

    1. Querida Eliete,

      Muitíssimo obrigada pelas suas palavras tão animadoras! A Missão de Catequista é difícil, mas muito gratificante mesmo e, por isso, me dá muita alegria! Feliz Ano Novo para você também!

  6. Avatar de DIEGO CARLOS SILVA DE LIMA
    DIEGO CARLOS SILVA DE LIMA

    Acredito que este é apenas o início da grande obra que Deus tem na sua vida, continue fazendo com zelo, pois tenho certeza que Deus se agrada.

    1. Querido Diego,

      Obrigada pelo grande incentivo! Que bom que leu mais um texto meu! Fico feliz com suas palavras e, se Deus me permitir, contribuirei mais com as obras divinas!

  7. Querida Debbie! Você é uma mulher muito especial, dedica boa parte de sua vida a ajudar a iluminar os caminhos de tanta gente. Parabéns por mais essa sua atividade, que, tenho certeza, realiza com muita competência, também! Um beijo!

    1. Querida Beatriz,

      Que beleza que você continua a ser uma leitora assídua dos meus textos e sempre gosta deles! Procuro fazer o que está ao meu alcance para servir bem a Deus e aos outros. Obrigada pelo estímulo!

  8. Avatar de Cláudia Fernandes Dantas
    Cláudia Fernandes Dantas

    Parabéns, Débora! Você conseguiu fechar o ano com chave de ouro, com muitos desafios, mas com muita dedicação e empenho. Que missão bonita que você vem desenvolvendo e cumprindo muito bem!

    1. Obrigada, querida Cláudia! Que alegria ler as suas palavras e ver que realmente são sinceras! Espero em Deus que eu consiga, de fato, desenvolver e cumprir muito bem o meu papel de Catequista, conforme você escreveu! Beijinhos mil.

  9. Avatar de Simone Varin
    Simone Varin

    Eu sou aluna da Escola Catequética I, sempre quis aprender sobre ser catequista, tenho esse desejo desde a minha própria catequese, fiz perseverança e crisma. Estou gostando muito da experiência com meus colegas de classe e que venha a segunda fase e as demais formações.

    1. Querida Simone,

      Você que é nossa aluna e escreve que está gostando muito da experiência da Escola Catequética me deixa ainda mais feliz e estimulada em continuar com o projeto! Muitíssimo obrigada por reservar um pouco do seu tempo e deixar este estimulante comentário no meu site! Beijinhos.

  10. Avatar de Cláudia Fernandes Dantas
    Cláudia Fernandes Dantas

    Parabéns, Débora, por este texto muito bem escrito e por compartilhar este tema da Investigação Apreciativa. Tenho certeza que será muito útil para pessoas que trabalham em equipe para aplicar os conceitos e utilizá-los. Já tive chefes que faziam reuniões para tratar de aspectos negativos, o que tornava o ambiente pesado, cansativo, desgastante, enfim, era muito desagradável. Se a abordagem fosse outra, com certeza o desgaste emocional não aconteceria. Ainda bem que tudo passa e aquela experiência logo acabou, pois a chefia mudou.

    1. Obrigada, Cláudia, por compartilhar a sua experiência neste site. Reuniões onde só se focam nos problemas são estressantes, cansativas e de um modo geral não deixam ninguém feliz. Por isso, quando descobri a Investigação Apreciativa, resolvi escrever sobre ela. Vamos focar no positivo que é melhor para todos!

Participe! Deixe seu comentário