INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA (IA): APLICANDO A REVOLUÇÃO POSITIVA NA ADMINISTRAÇÃO

Para quem me conhece mais de perto, sabe que sou uma aficionada por organização, análise e planejamento, ou seja, tenho tudo a ver com Administração. Aliás, este foi um amor que começou como uma descoberta meio-inesperada para mim, pois quando comecei a trabalhar em setor administrativo fui gostando, mas não tinha a noção como eu me encantaria com este universo. O pontapé inicial aconteceu um pouco antes com o estudo da Programação Neurolinguística (PNL), pois assim passei a entender um pouco mais sobre as relações de gerente/funcionário, empresa/cliente, e o mundo da positividade que eram possíveis nas relações interpessoais e profissionais. Quando eu comecei a trabalhar, de fato, pondo este conhecimento em prática aliado às rotinas administrativas, foi um campo novo que me surgiu. Aprendi a trabalhar de forma sistemática e fui me motivando cada vez mais ao desenvolver técnicas de organização de trabalho, criação de planilhas de Excel, cronogramas, organogramas, tabelas de controle de prazo, e lidar com pessoas de diferentes empresas. Assim, coloquei-me bem aberta a novas ideias. Agora, minha animação ressurge com força a partir do conhecimento da Investigação Apreciativa (IA), uma mudança de paradigma em termos de gestão em que o foco é sempre descobrir o núcleo positivo de experiências onde as pessoas trabalham para depois sonhar, delinear planos práticos e chegar ao destino ideal.

Tomei conhecimento da Investigação Apreciativa no ano passado por meio do meu Pároco, que fez a apresentação do método na Assembleia Paroquial de Iniciação Cristã para as equipes de catequese. Ele, além de explicar como a abordagem funciona para uma mudança positiva, ainda redigiu vários exemplos como poderíamos melhorar o funcionamento de cada grupo de catequese. Fiquei logo curiosa e passei a pesquisar mais sobre o assunto. Tudo que parte do positivo para mim vejo não somente como “meio caminho andado”, mas como “meio destino alcançado”. Pedi ao padre mais material e depois comprei o livro “Investigação Apreciativa – Uma Abordagem Positiva para a Gestão de Mudanças” de David Cooperrider, o criador da abordagem, e Diana Whitney. Assim, aprendi que a grande mudança que pode haver em qualquer setor de trabalho é mudar o foco de “qual é o problema a ser resolvido” para “qual é o núcleo positivo já existente que pode ser potencializado”. Deste modo, muda-se a percepção do grupo e do ambiente, as pessoas recordam suas experiências bem-sucedidas e se permitem sonhar com um ambiente cada vez melhor, traçar um projeto e, enfim, chegar ao nível idealizado. Para isso, devem-se selecionar alguns tópicos afirmativos e seguir as etapas dos 4-Ds:

  1. Discovery (Descoberta);
  2. Dream (Sonho);
  3. Design (Delineamento/Projeto);
  4. Destiny (Destino Ideal).

Li que a IA é uma das mais eficazes abordagens usadas internacionalmente pelas empresas e um exemplo do livro que me chamou bastante atenção foi a da British Airways dos Estados Unidos. Nesta experiência, todos os funcionários foram entrevistados com perguntas positivas e as reuniões envolveram pessoas de todos os setores, funções e hierarquia. Deste modo, todos sentiram-se valorizados e contribuíram com inúmeras ideias para melhorias no serviço da companhia aérea. Uma delas começou com a identificação de um problema em uma reunião, como é comum de acontecer: a questão do setor de bagagem, sobretudo os custos, o tempo despendido e a mobilização desgastante que ocorriam quando as malas de um cliente não chegavam ao seu destino. Incentivados pela equipe que começou a formular perguntas positivas para pensarem além dos problemas, as pessoas foram imaginando como seria a chegada perfeita dos passageiros. Na verdade, os participantes escolheram os quatro tópicos afirmativo que queriam alcançar: a chegada ideal do cliente, a felicidade no ambiente de trabalho, o constante desenvolvimento dos funcionários e uma maior harmonia entre as equipes da empresa. A motivação foi grande e o foco passou a ser 100% positivo. Mais tarde, as outras etapas se desenvolveram e, no final, todos ganharam com a inovação, tanto a British Airways como funcionários e clientes. A valorização das ideias e experiências das pessoas renovou o espírito da empresa e transformou a rotina da companhia aérea. Não é animador saber que os ambientes podem mudar para melhor? Que é possível chegar a um nível de excelência desde que as pessoas sejam ouvidas e estimuladas a participar com sua vivência e ideias? Há muito o que se aprender com um método assim…

Lembro-me que há muitos anos trabalhei em uma repartição cujos superiores só convocavam reuniões para discutir defeitos. O funcionário da confiança da chefia traçava uma lista de problemas que estavam acontecendo e não fazia nenhum elogio a um procedimento usado no trabalho. Não é difícil de imaginar a tensão dos funcionários em torno das reuniões e da dificuldade de apresentar boas soluções. Ao término da reunião, nenhuma anotação era feita ou diretriz distribuída. As resoluções acertadas, pouco a pouco eram esquecidas e os problemas voltavam a emergir até a próxima reunião… Felizmente, são tempos passados. Tenho uma chefia agora que pensa totalmente diferente e as reuniões fluem muito bem, pois as pautas têm objetivo definido, as pessoas são avisadas com antecedência e, por isso, sempre há vários envolvidos que já vão para a reunião com ideias visando a melhoria do trabalho. As colaborações dos funcionários levam a soluções conjuntas com o supervisor da seção, o respectivo coordenador e da diretora; portanto, ninguém se sente excluído e as ações decididas são logo implementadas. As pessoas passam a envolver-se de modo que tudo funcione com êxito e com frequência recebem elogios dos superiores. Quando o ambiente é positivo, tudo flui melhor. Não tenho dúvidas disso.

Com o conhecimento da abordagem da IA, fico ainda mais convicta que o aperfeiçoamento do trabalho, harmonia, satisfação das equipes e serviço de excelência para o público-alvo é sempre possível, seja no setor público, privado, terceiro setor, equipe de catequese ou qualquer grupo de trabalho humano.

Que descoberta boa e leitura agradável foi esta sobre a Investigação Apreciativa. Sempre que descubro algo que possa ajudar-me no desenvolvimento pessoal ou coletivo, começo a me empolgar. A motivação já começa na fase da descoberta; sinal que o método funciona mesmo. Como eu gostaria que mais pessoas tivessem acesso às diversas áreas do conhecimento que procuram mudar a mente humana para não focar no lado negativo, mas enxergar o potencial imenso que existe em nós, nos grupos e nas relações humanas como um todo. Basta uma mudança de olhar. Com certeza, a Investigação Apreciativa é uma contribuição e tanto para proporcionar qualidade nos serviços, trabalho harmônico em equipe e alegria coletiva com o resultado. A IA é uma abordagem que merece e muito ser apreciada…

Fontes Consultadas:

  1. COOPERRIDER, David L.; WHITNEY, Diana. Investigação Apreciativa: uma abordagem positiva para gestão de mudanças. Tradução de Nilze Freire para Appreciative Inquiry: a positive revolution in change. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2006.
  2. PEREZ, Andréa. Conheça as 4 etapas da Investigação Apreciativa. Site: Blog IPOG, 2017. Acesso em: https://blog.ipog.edu.br/saude/etapas-investigacao-apreciativa/
  3. MIRANDA, Pe. Júlio César. Pensando a Iniciação Cristã – Proposta para Avaliação Apreciativa – Basílica Imaculado Coração de Maria. 2021.

Comentários

6 respostas para “INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA (IA): APLICANDO A REVOLUÇÃO POSITIVA NA ADMINISTRAÇÃO”

  1. Debbie, parabéns por mais esse texto! Nunca tinha ouvido falar em Investigação apreciativa. E gostei mt de sua filosofia. Valorizar a opinião das pessoas de todos os niveis hierárquicos me parece o ideal para qualquer grupo, seja ele do que for.
    Juntos num mesmo objetivo ficamos mais eficientes e felizes.

    1. Querida Beatriz,

      Este método é mesmo interessantíssimo! Quando todas as pessoas se unem em torno de um propósito positivo, o resultado só pode ser positivo também. Quando as pessoas são ouvidas e podem partilhar suas experiências positivas, vemos que como elas se sentem motivadas a colaborar com a melhoria do ambiente e dos serviços. É sensacional!

  2. Debbie, a Investigação Apreciativa é muito interessante. Acho que você havia mencionado da palestra do seu Pároco pra mim, mas, não tinha entendido exatamente como funcionava. Com sua ótima explanação acima, ficou tudo bem esclarecido. Parabéns por mais um excelente texto. Creio que você realmente nasceu para escrever. Quando seu primeiro livro sair me avise, pois, com certeza vou querer lê-lo. Beijos!

    1. Que maravilha, Lígia, dizer que fiz mais uma excelente texto e, principalmente, que nasci para escrever! Este é um elogio de primeira grandeza para mim. Muito obrigada por mais esse bem-vindo comentário. Se Deus quiser, lançarei meu primeiro livro e, com certeza, um exemplar já é seu. Beijinhos.

  3. Avatar de Clarisse Pacheco
    Clarisse Pacheco

    Muito elucidativo, querida, obrigada pelo texto!

    1. Que bom que gostou da Investigação Apreciativa! Ainda mais para quem trabalha em setor administrativo, acredito que seja realmente útil. Obrigada pelo seu comentário.

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